C100-VC


 SISTEMA DE PRODUÇÃO EM CÉLULA
C100-VC
 Célula de Produção  *C100-VC*  para Industrias de Manufatura e Confecção.
Sistema de produção com:

 *Alta eficiência,
 *Alta produtividade
 *Qualidade assegurada.
   
     Processo de produção com velocidade controlada. 
Método exclusivo, criado e desenvolvido pela  pcampos* engenharia.
Célula de Produção   *C100-VC*  
 Patente Registrada.

Conceito do Sistema
*Sistema Integrado*
 Esse sistema é apenas um lay-out melhorado?: Não. Aos que acreditam que esse sistema de produção em células com velocidade controlada  *C100-VC*  se restringe apenas a um lay-out melhorado, se enganam.   Sem sombra de dúvidas o lay-out das células *C100-VC*  estão muito alem de um simples lay-out,  pois a sua configuração está toda embasada numa sequência ideal de um fluxo de produção por produtos compatíveis e de mesmas famílias, e principalmente montada com operadoras treinadas para as operações dessas famílias de modêlos, com métodos e processos pré-estudados, com máquinas e equipamentos preparados e aparelhados,  para esses modêlos.

Quer dizer que os módulos fazem apenas alguns modêlos? :   Os módulos de produção no sistema *C100-VC* produzem com alta-eficiência todos os modêlos definidos para êle. A escolha de um novo modêlo para uma célula é feita de forma muito simples e rápida pela engenharia de produção, onde utilizando-se do recurso técnico "MAIN LINE DE FLUXO", se define com exatidão quais as alterações necessárias para que esse novo modêlo seja produzido nele,
mantendo a eficiência padrão do grupo. Essa eficiência deve sempre estar acima de 80 %.

Como produzir todos os modêlos nesse processo?:   É muito importante primeiro adequar a quantidade de módulos de produção ao ideal de produção proposto pelas necessidades financeiras e comerciais da empresa, e muito importante tambem adequar os modêlos a serem produzidos para o perfil do chão de fábrica  montado para esse período ou coleção. Utilizando-se do EVPEF (Estudo da Viabilidade Produtiva Econômica Financeira do Modêlo) se define quais os modêlos ideais para se produzir no período. Isso quer dizer que tem modêlos que são menos interessantes de produzir que outros,  por terem velocidade de produção menores e custo minutos maiores onde ao se atribuir o preço custo minuto peça os tornam menos competitivos e consequentemente menos interessantes para a empresa, e quase sempre eles representam porcentagem pequena no mapa de vendas. (Empresas com coleção própria) Para empresas que trabalham com coleções de terceiros, o procedimento é básicamente o mesmo, embora com uma comercialização diferente.

Como adequar a entrega de meus pedidos a esse sistema?:   Esse é o conceito principal desse sistema. Os módulos de produção são montados após estudo de todos os modêlos que compõe a coleção a ser produzida pelo empresa no período proposto. Classificamos os modêlos por famílias e definem-se as células compatíveis para essas famílias de modêlos.  Quando se diz que um modêlo é compativel com a célula, isso quer dizer que nessa célula existem todos os requisitos necessários e nas quantidades ideais, para a confecção desse modêlo,  principalmente isso quer dizer que nessa célula existem os tipos de máquinas necessárias, com os aparelhos necessários e na quantidade ideal para atender ao fluxo de produção, nas distribuições das cargas máquinas, e operadoras compatíveis com as operações com eficiências compatíveis com as do grupo. " Não se permite operadoras em nenhuma operação com eficiências abaixo das eficiências padrão para esse grupo."

 Como adequar a entrega de meus pedidos a esse sistema?:  Quando falamos em "Sistema Integrado" estamos falando exclusivamente nesse novo Conseito de Produção, que tem como objetivo principal QUALIDADE, EFICIÊNCIA E PONTUALIDADE. Falamos numa empresa extremamente competitivo, com um lay-out moderno, atualizado. Para isso é importante integrarmos os setores * Criação, Compras, Estoque de Matéria Prima, Setor Comercial, Estoque de Produto Acabado, COMERCIAL VENDAS, INDUSTRIAL ENGENHARIA, INDUSTRIAL PCP, numa logística perfeita para atender e executar o que se propõe o novo sistema. Falamos em FABRICA ENXUTA.




Tecnologia das Células
*C100-VC*  
Células de produção com Velocidade Controlada
 As células de produção chegaram hoje a um nível de tecnologia, que nos permite  trabalhar nesse processo, nas eficiências muito próximas a 100 % do tempo padrão. 
 Como funciona?: Estas células, também conhecidas como Módulos, usa o processo VC (Velocidade Controlada), que embora parecido na forma visual com o layout modular tradicional, difere muito do sistema celular  no que  se diz
respeito ao processo.
Como é este processo?: Todo sistema modular de produção tem como princípio a divisão de tarefas, onde se utiliza para distribuir as cargas de trabalho das operadoras  os tempos  padrões das operações (SAM) e o tempo de processo das operadoras (TO).
  O mais interessante nas células, é o reduzido tempo de espera dos lotes em cada posto de trabalho, chegando até, em alguns produtos, a serem eliminados totalmente, utilizando de um fluxo de produção peça a peça.     O processo da célula  C100-VC  é totalmente diferente, a começar pelo balanceamento da célula, que é feita com os tempos padrões á 100%, e a distribuição de tarefas é feita com os tempos modulados, (lembrando também que podemos ter células com  balanceamento  menores, dependendo do nível da eficiência individual das operadoras, (ex: células novas e/ou em crescimento). 
Como é controlado o tempo?:  Levantado os tempos e definido os módulos, cria-se dentro das células as ilhas de trabalho, distribuindo as tarefas para as operadoras dentro de cada ilha, (cada operadora é informada de qual tarefa ela deve executar daquele lote, dentro de sua ilha). Determina-se então o tempo de processo (30 minutos) para que cada ilha termine seu lote de produção  e passe adiante dentro desse tempo.  
Porque  funciona? Todo processo de produção modular bem implantado  e bem sucedido, tem como base a motivação, e é o que o sistema de produção em células proporciona:  Que é permitir um clima de melhoria contínua em que as operadoras se envolvem de forma positiva e conseguem manter á eficiência padrão de sua célula. Uma célula que já alcançou o nível de 100 % de eficiência (Célula Ouro) em produtividade, não retorna mais, e se estabiliza nessa eficiência. São consideradas e identificadas como “Células Bronze” as células que alcançaram a eficiência de 80%, e como “Células Prata” as células que alcançaram a eficiênciade 90%.

 Como utilizar a premiação para motivação?  São considerados   ótimos resultados, pelos padrões da engenharia, as linhas de produção com eficiência média mensal de 80% real fábrica (EF), portanto, é interessante saber, que se utiliza a produtividade das células como coeficientes para premiação das operadoras, sempre no critério da tabela de premiação desenvolvida para sistemas de produção celular, que vai de 80 % á 100% de eficiência. O premio de produção nada mais é do que um estabilizador das eficiências.

Como montar uma Célula C100-VC?  Seleciona-se  um grupo  de operadoras com eficiências iguais e em grau de polivalência de que   as ilhas necessitam para os modelos definidos para essa célula (sabendo-se que cada célula deve trabalhar com sua família de modelos, ou seja, que cada modelo incluído para se produzir nesta célula encontrará os equipamentos e dispositivos necessário e adequado para sua produção).Não se acrescenta nem se retira máquinas de uma célula. O equipamento já está definido. É importante que estas operadoras tenham aptidão, ou seja, operadoras que tenham potencial de desenvolvimento, que é encontrado nas curvas de eficiências individuais das operadoras    e nos testes de avaliação feitos com os métodos já conhecidos.

Como faço com a quebra de máquinas?    Evidentemente que todo o equipamento destinado  a uma célula  C100-VC, 
deve  estar em perfeitas condições e adequada para  o trabalho e sempre com a sua  manutenção preventiva  em dia, (programa de manutenção para células C100-VC). Quando ocorre um problema, o mecânico da produção se utiliza
da máquina  reserva, ou seja, há sempre uma máquina  reserva, em local predeterminado, pronta para atender aquele grupo de células,e a maquina com problema é enviada á manutenção para que seja consertada. Não  se permite  que
 o conserto de máquinas seja feito dentro  de  uma célula, nem  em  nenhum outro local  que  não seja  na oficina  de manutenção, exceto quando  o problema  não  ultrapassar ao tempo de até  5 ( cinco )  minutos   permitidos para ser solucionado, onde, se o mecânico optar em consertá-la na célula, deverá  fazê-lo consciente,  pois  estará  utilizando
 de  seu  tempo disponível, que o permite ser avaliado. ( Mecânico também é premiado ). 

Dos resultados:  Toda esta tecnologia,  e outras que envolvem  o sistema  de  produção com velocidade controlada, “Células C100-VC ”, nos  permite  garantir  um  elevado  padrão produtivo e altos índices de qualidade, e  conseqüen-temente resultados que surpreendem os gestores das fábricas em todos os níveis, elevando o grau de satisfação das operadoras e de todos os envolvidos no processo.


"NUNCA PERMITA QUE AMADORES ATUEM EM SUA EMPRESA. 
  TRABALHE SOMENTE COM PROFISSIONAIS CREDENCIADOS E REGISTRADOS NO CREA" 
*DENUNCIE AO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA*
pcampos * Engenheiro de Produção 
CREA  6050330 9 SP 081